Transplantes

Procedimentos Realizados

O HLA Diagnóstico realiza todos os procedimentos de histocompatibilidade necessário para transplantes de rim, pâncreas, coração e medula óssea.

Testes sorológicos para transplantes

Crossmatch

Prova cruzada entre células do doador e soro do receptor com a intenção de detectar, no soro do receptor, anticorpos pré-formados dirigidos contra as células do doador que podem estar presentes em pacientes que foram submetidos a transfusões múltiplas, mulheres multíparas ou indivíduos que já foram previamente transplantados.

Métodos utilizados:

Por citotoxicidade dependente de complemente (CDC) - teste no qual a presença de anticorpos anti-HLA contra o doador é detectada pela lise celular avaliada por leitura em microscópio de fluorescência.

Por citometria de fluxo (FlowXM) - teste no qual a presença de anticorpos anti-HLA contra o doador é detectada pela ligação de um anticorpo anti-IgG conjugado com fluorescência que é reconhecido pelo Citômetro de Fluxo. O método por citometria de fluxo é mais sensível do que o por CDC, indicado para detecção de anticorpos anti-HLA de baixo título.

 

Reatividade de anticorpos contra painel (PRA)

Realizado para detectar a presença e a especificidade de anticorpos anti-HLA no soro de pacientes no período pré- transplante e monitorização pós-transplante.

Método utilizado:  LabScreen - Luminex.