HLA Diagnóstico é peça-chave nos transplantes de órgãos e medula no Brasil

Referência nacional em exames de histocompatibilidade para transplantes de órgãos e medula óssea, o HLA Diagnóstico tem papel estratégico na saúde pública brasileira. O trabalho do laboratório é fundamental para a realização segura de procedimentos de alta complexidade, e na Paraíba, o HLA se destaca pela excelência no serviço prestado ao Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Apesar do nome técnico, a histocompatibilidade desempenha um papel essencial em um dos procedimentos mais delicados e aguardados por milhares de brasileiros, o transplante de órgãos. Antes que um rim, pâncreas, coração ou medula óssea possa ser transplantado, é fundamental verificar se há histocompatibilidade entre o doador e o receptor. Essa análise é o que permite reduzir significativamente o risco de rejeição pelo organismo, sendo um fator decisivo para o sucesso e a longevidade do transplante.

“A atuação de um laboratório de HLA é importantíssimo. Não existe transplante seguro sem exames de histocompatibilidade. Cada análise feita aqui representa uma nova esperança para quem está na fila à espera de um órgão sólido ou uma medula”, afirma o Dr. Glauco Willcox CEO do HLA.

Fundado há quase três décadas, o HLA Diagnóstico foi o primeiro laboratório na rede privada do Nordeste especializado em histocompatibilidade e imunogenética. Com unidades em João Pessoa e Recife, o laboratório realiza análises que determinam a histocompatibilidade entre doadores e receptores de órgãos e tecidos.

“Se existe algo que entusiasma e gratifica é trabalhar na área de imunogenética, tive o privilégio de com toda a nossa equipe dar os primeiros passos implantando o HLA Diagnóstico em João Pessoa“, destacou o Dr. Glauco Willcox, CEO do HLA.

Atualmente, cerca de 95% dos exames realizados pelo HLA são destinados à rede pública de saúde. Isso significa que o trabalho do laboratório atende diretamente pacientes do SUS em todo o país, com forte presença no Norte e Nordeste. O credenciamento junto ao Ministério da Saúde e à Associação Brasileira de Histocompatibilidade Imunogenética (ABHI) exige o cumprimento de protocolos rigorosos, com uso de tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados em biomedicina, imunologia e genética. Todo o processo é monitorado com critérios de rastreabilidade e controle de qualidade, assegurando a confiabilidade dos laudos emitidos.

“O laboratório realiza exames como tipagem HLA, prova cruzada virtual e real, PRA, entre outros exames de grande relevância para o transplante. Sem esse suporte técnico, o processo simplesmente não acontece com a segurança necessária”, explica Dra Elizabeth Lima Biomédica, responsável pela operação do HLA.

Além do impacto nacional, o HLA reforça o protagonismo da Paraíba no cenário da saúde pública de alta complexidade. Com quase 30 anos de atuação, o HLA Diagnóstico representa a união entre ciência, compromisso social e valorização regional. Um exemplo de como a Paraíba pode estar à frente, salvando vidas e levando esperança a milhares de brasileiros. 

Responsável técnico Dr. Glauco Willcox — CRBM 0289

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *